Objetivo Geral
Analisar características da história e cultura afro-brasileira em uma perspectiva local e regional, levando em consideração os quarenta anos de existência do CEPES.
Metodologia
Realização de apresentações vinculadas aos subtemas de cada série, divididos da seguinte forma: 1º ano – História e Cultura Afro-brasileira em uma perspectiva local. 2º Ano – A Presença Negra no Recôncavo Baiano. 3º ano – A presença dos Negros e das Negras na história do CEPES. EJA – Ações exitosas de Negros e Negras em comunidades do município de Governador Mangabeira.
Cada turma, também produziu um banner contendo um resumo do seu subtema, o qual ficou exposto durante o evento. Dentre as temáticas abordadas nas apresentações podemos destacar: características de terreiros de Candomblé locais, práticas de rezadeiras, charuteiras e bejuseiras, história do samba de roda e capoeira, Irmandade da Boa Morte, Caretas do Mingau de Saubara, Comunidades Quilombolas, lideranças negras comunitária, dados estatísticos sobre a presença negra no CEPES, trajetória acadêmica e profissional de ex-alunos negros do CEPES, retrospectivas dos projetos da Consciência Negra e outros. No final da atividade uma casal de cada sala desfilou com características estéticas afro-brasileira.
Fotos:
Fontes:
CEPES. CEPES 40 ANOS: HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: um olhar local e regional. Projeto Consciência Negra 2018. Governador Mangabeira: Arquivos digitais do CEPES e do professor Borges, 2018.
CEPES realiza comemoração dos 40 anos de fundação e culminância do Projeto Consciência Negra. Disponível em: https://www.professorborges.com.br/2018/11/cepes-realiza-comemoracao-dos-40-anos.html. Acesso em 08/05/2023.