O Programa de Pós-Graduação em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foi criado no de 2013, localizado na cidade de Cachoeira, no Centro de Artes, Humanidade e Letras (CAHL), com o caráter de Mestrado Profissional, atendendo aos seguintes objetivos, conforme explicita o Regimento Interno do programa:
I. Possibilitar um espaço de formação profissional e acadêmica que oportunize aos professores (as), gestores (as) e profissionais, a reflexão e o aperfeiçoamento das suas concepções epistemológicas e práticas educativas relativas à História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas.
II. Ampliar a prática critico reflexiva, metodológica e de intervenção de educadores (as) na sua relação com a diferença e a diversidade no contexto educacional.
III. Preparar educadores (as) para fazer uma análise profunda das políticas públicas e da legislação referentes ao campo da História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, considerando as suas implicações no cotidiano.
IV. Qualificar a prática educativa dos (as) professores (as) apoiando-lhes na redefinição de sua atuação profissional
V. Preparar docentes, egressos (as) e profissionais de áreas afins para planejar, implementar e avaliar programas de ensino, projetos e de extensão nas áreas de concentração do Curso.
VI. Contribuir para a melhoria da educação nos níveis fundamental e média, por meio da qualificação dos profissionais da área.
VII. Possibilitar a socialização de experiências educacionais bem sucedidas e contribuir para a sistematização de saberes, experiências e práticas formativas, relacionadas ao campo temático da História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas.
Ainda, de acordo ao Regimento Interno, o PPGMPH, conta com duas linhas de pesquisa: Ensino de História, Educação Inter-Étnica e Movimentos Sociais e História da África, da Diáspora e dos Índios nas Américas. A seleção para ingresso é anual, sendo que 10 vagas para cada linha de pesquisa, quando o candidato tem que se submeter as 3 etapas eliminatórias do processo seletivo: análise de projeto, prova escrita e entrevista.
A duração do curso é de dois anos, sendo que no final o estudante deve apresentar um relatório acerca da sua pesquisa, bem como um produto final, que pode ser um paradidático, um site, um documentário, jogos e outros.
Fonte:
Regimento Interno do PPGMPH. Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/mphistoria/sobre/regimento.
Acesso em 08/05/2023.