Regular em diversas cidades do Brasil, este jogo é uma variação de um outro originado em Moçambique e é muito fácil de brincar! Basta riscar uma grande linha no chão delimitando dois espaços. De um lado deve-se escrever a palavra “terra” e do outro lado, a palavra “mar”. Os participantes dispõem-se em fila ao longo da linha traçada, sem pisá-la. Não há número limite de participantes.
É preciso escolher entre os participantes uma pessoa que será responsável por ditar os comandos da brincadeira. Todos os participantes começarão a jogar do lado indicado como “terra”. Quando for dado o comando “mar”, todos pulam para o outro lado do traço. Ao ouvir o comando “terra”, todos pulam para o lado indicado como terra.
O processo vai se repetindo várias vezes, em que os participantes vão alternando aleatoriamente entre ambos os lados. Neste momento, os comandos são falados de maneira cada vez mais veloz, e de modo desregulado. Quem pular para o lado errado ou se sugestionar a pular, quando não deve, é eliminado. O participante que ficar por último é o vencedor.
Disponível em: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/jogos-e-brincadeiras-africanas/. Acesso em 21/03/2025